Fiel é a palavra e digna de toda
aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais
eu sou o principal. I Timóteo 1.15
Ninguém
jamais terá uma concepção verdadeira do ensino bíblico sobre a redenção, se não
possuir clareza de entendimento sobre a doutrina bíblica do pecado. E essa é a
razão por que muitas pessoas, em nossos dias, são inseguras e vagas em suas ideias
a respeito da redenção. A ideia mais comum é a de que o Senhor Jesus é um tipo
de amigo ao qual todos podem recorrer em dificuldades, como se isso fosse tudo
a respeito dEle. O Senhor Jesus é esse tipo de amigo - e temos de agradecer a
Deus! Mas isso não é redenção em todo o seu escopo, em sua inteireza ou em sua
essência. Você não pode começar a avaliar a redenção, até que compreenda o que
a Bíblia nos ensina a respeito da condição do homem no pecado e de todos os
efeitos do pecado no homem. Permita-me dizê-lo com outras palavras: você não
pode entender a doutrina da encarnação de Cristo, a menos que entenda a doutrina
do pecado.
A
Bíblia nos ensina que o homem estava em uma condição tão deplorável, que exigia
a vinda, dos céus à terra, da Segunda Pessoa da bendita e santíssima Trindade.
Ele teve de humilhar-se e assumir a natureza humana, nascendo como um bebê. Isso
era absolutamente essencial, para que o homem fosse redimido. Por quê? Por
causa do pecado e da sua natureza. Por conseguinte, você não pode entender a
encarnação de Jesus, a menos que tenha um entendimento claro sobre o pecado. De
maneira semelhante, considere a cruz no monte Calvário. O que ela significa? O
que a cruz nos diz? O que aconteceu lá? Digo novamente que você não pode
entender a morte de nosso Senhor e o que Ele fez na cruz, se não possui um
entendimento claro sobre a doutrina do pecado. A completa imprecisão das ideias
de muitas pessoas a respeito da morte de nosso Salvador se deve completamente a
este fato: e elas não gostam da doutrina da substituição, não gostam da
doutrina do sofrimento penal. Isso acontece porque nunca compreenderam o problema
e não veem o homem como uma criatura caída no pecado. Estas são as
doutrinas fundamentais da fé cristã; não se pode entender a redenção, exceto à
luz da terrível condição do homem no pecado.
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